O GUIA COMPLETO PARA O PERSONAL ORGANIZER ATUAL
Cadastre-se grátis e receba as dicas do blog em seu e-mail

O DESPERTAR DE UMA NOVA PROFISSÃO

A EVOLUÇÃO DO MERCADO.

Quem diria!

Todo mundo quer e precisa se organizar!

Nestes 10 anos a evolução do mercado de organização foi absolutamente notável. O tema organização e produtividade tem sido referência constante na mídia. Novos blogs e sites surgem a cada dia.

Numa busca rápida pelas palavras “organize” ou “como organizar” veremos centenas de páginas e links relacionados. Digite “Personal Organizer”, e aonde há 10 anos atrás nada teria aparecido, hoje são centenas de links.

Os cursos para qualificação de Personal Organizers da OZ! acaba alcançar a turma de número 300, receberam mais de 3500 alunos nos últimos anos e continuam a atrair muitos interessados em entrar neste promissor mercado.

Empresas como Leroy Merlin, Etna, TokStok, bem como o grande varejo de Internet vem investindo e ampliando seus departamentos de produtos para organização, oferecendo desde caixas organizadoras, sacos a vácuo, sistemas para armários e organizadores em geral.

Muitos dos nossos alunos estão abrindo empresas, consultorias, blogs, sites, lojas etc, ampliando a variedade de ofertas e serviços. Novas seções em revistas e novos programas de rádio e TV começam a abordar especificamente o tema organização como caminho para uma melhor qualidade de vida. Pois é, todo mundo precisa se organizar!

Por tudo isso e outras tantas informações que temos acompanhado, acredito num crescimento exponencial da indústria da organização para os próximos anos no Brasil.

TENDÊNCIAS.

A vida moderna imprime às pessoas um ritmo muitas vezes alucinante, o que faz com que o tempo fique mais curto e cada vez mais valioso. É nesse cenário que o trabalho de um Personal Organizer passa a ganhar um papel cada vez mais importante.

Pesquisas apontam que o consumidor moderno busca por praticidade, e é isso exatamente que as soluções de organização oferecem, praticidade e bem estar.

Como eu disse, a escassez de tempo o torna muito mais valioso. As pessoas vão preferir gastar o tempo disponível com a sua família, com o lazer ou com o seu próprio desenvolvimento pessoal. Mas as pessoas também vão precisar se organizar, caso contrário não terão esse tempo extra disponível.

Podemos ainda considerar que os espaços residenciais e de trabalho estão cada vez menores e precisam de otimização. É exatamente aí que entra o Personal Organizer, oferecendo serviços, orientação e soluções para uma vida com mais praticidade e organização.

Se considerarmos que tudo evolui e nos espelharmos no mercado americano, que já tem quase 30 anos de desenvolvimento, iremos entender que há muito ainda por acontecer por aqui.

PARA ONDE IREMOS AGORA?

Embora nos últimos anos tenhamos experimentado um forte crescimento, as possibilidades para o futuro são ilimitadas.

O mercado brasileiro está apenas engatinhando, mas vamos ficar ligados pois logo após passarmos pela fase da organização de espaços, gerenciamento do tempo, organização de arquivos e documentos etc, iremos entrar na fase digital.

O Personal Organizer moderno deverá estar capacitado para ajudar seus clientes a também organizarem sua vida digital.

Desta forma, será fundamental entender sobre aplicativos para gestão do tempo e produtividade em Smartphones, Midias Sociais, Arquivos na Nuvem e tantos outros recursos da vida moderna.

Os profissionais de organização precisarão cada vez mais estar atentos para acompanhar os avanços da tecnologia aplicada ao dia a dia das pessoas, e também para a gestão do seu próprio negócio.

Ressalto ainda que os serviços de apoio em setores como o da 3ª idade, casamentos, mudanças residenciais e corporativas, gerenciamento de documentos, gerenciamento da informação eletrônica e muitos outros, irão demandar cada vez mais o serviço de especialistas.

O MAPA DO FUTURO.

Como empreendedor e fundador da OZ!, vejo um futuro imensamente favorável e continuo investindo e trabalhando para fazer crescer nosso negócio, pois confio firmemente no potencial desse novo mercado no Brasil.

Destaco que o futuro desse mercado passa pela consolidação e crescimento da recém criada Associação Nacional dos Profissionais de Organização e Produtividade, a ANPOP, que deverá fortalecer e ajudar a regulamentar a atividade no Brasil, dando condições para que ela se desenvolva de forma sustentável.

Vejo também a importância da existência de eventos nacionais e internacionais, que aproximem os Personal Organizers brasileiros e tragam cada vez mais visibilidade ao setor e à profissão.

Nesse sentido organizamos a 1ª Conferência Internacional Personal Organizer Brasil que ocorreu em março de 2014 e foi um grande sucesso, com quase 350 participantes e vários expositores. A 2ª Conferência, ocorrida em Junho de 2015, dobrou de tamanho, atingindo mais de 700 participantes. Um sucesso absoluto!

O profissional de organização deverá desempenhar um papel cada vez mais fundamental na sociedade, ajudando empresas na organização dos processos e pessoal, e as pessoas a organizar suas casas e seu dia a dia, buscando alcançar mais praticidade, bem estar e qualidade de vida.

Tudo isso deverá passar por um processo de ganho de visibilidade da profissão, através da participação cada vez mais frequente dos Personal Organizers em programas de TV e matérias em revistas e na Internet.

No lado da Indústria, Serviços e Varejo, encontraremos cada vez mais novidades com o objetivo atender às necessidades desse novo consumidor.

Dessa forma, vejo que o Personal Organizer, especialista em organização e produtividade passará naturalmente a ser mais procurado e valorizado.

Enfim, vejo muita coisa boa vindo por aí, e me orgulha muito saber que estou contribuindo de alguma forma, a criar e desenvolver esse novo mercado no Brasil, possibilitando o despertar de uma nova, promissora e bonita profissão, a de Personal Organizer.

Se você está chegando agora, seja muito bem vindo e faça parte desse exclusivo grupo.

Organize-se, você pode!
José Luiz S.Cunha
OZ! Organize sua vida

8 repostas

  1. Parabéns por ser visionário e nos ajudar a desbravar esse fantástico mercado da organização ! Sucesso para tds nos !

  2. Parabéns, por mais esta iniciativa com excelente conteúdo e de muita utilidade para divulgação desta profissão de “Personal Organizer”. Sucesso e muitas conquistas pra todos nós.

  3. PARABÉNS, ESTOU FELIZ POR CONHECER E COM CERTEZA
    EM BREVE ESTAREI TRABALHANDO NESTE MERCADO.
    ESTOU ME PREPARANDO E JÁ TENHO UM FOCO.
    OBRIGADA POR SUAS DICAS.
    UM ABRAÇO.

  4. Que bom poder ler um texto tão bacana..vcs merecem nosso carinho e respeito por valorizarem essa profissão que é um dom!
    Beijo com carinho e dedicação
    Fran

  5. Sabe naquele dia em que você acorda. Após ter pedido muito a Deus uma luz no seu caminho. Pois acontece que sempre fiz diariamente parte desta empreitada. Organizando lojas da empresa que trabalho como gerente. Sou designer de interiores e uma mania de organizadora. Quero realmente unir as minhas aptidões as tecnicas que irei adquirir com voces a uma nova proposta de vida e trabalho.

  6. Estou muito feliz em descobrir q existe essa profissão pois sou enfermeira trabalho em emergência mas sempre fui conhecida no trabalho em organizar os setores acho q a pessoa já nascer com esse dom quero muito investir nessa carreira e me profissionalizar estou sempre que pesquisando sobre esse assunto quero muito as dicas de vcs é como me profissionalizar obrigada

  7. Gostei muito de saber que o que já faço naturalmente, será agora uma profissão.
    Sempre gostei muito de organizar os lugares onde trabelhei e minha casa.
    Assim, acho que a ideia de transformar isso em profissão me animou muito.
    Vou querer logo ver como funciona.
    Obrigada.

Deixe um comentário